
Crescimento da classe média: a Asia liderada pela China e India, crescem a níveis exponenciais, aumentando o consumo, mudando não só a estrutura destes paises, como também a sua influência no Comercio Internacional. Previsões dizem que em 2030, 61% das pessoas vivendo dentro da classe média estarão na China, hoje são 47%, ou seja 350 M de pessoas.
Vemos as empresas Asiáticas, cada vez mais tomando espaços em setores como eletrônicos, automobilístico e da industria de base, sem contar empresas de tecnologia. O que poderá gerar maior competição internacional e consequentemente sanções internacionais.
Urbanização: com o crescimento da classe média, a urbanização vem crescendo, a maior parte da população estará vivenciando em grandes cidades, havendo a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura.
Será impossível falar de Desenvolvimento de Negócios, sem olhar para a Asia, principalmente a China, países que necessitam de recursos naturais como minérios e agronegócio.
Países produtores de “commodities” estarão cada vez mais expostos ao mercado Asiático.
Meio ambiente: com o crescimento do consumo e investimentos em infraestrutura, irão demandar um enorme consumo de energia e consequentemente emissões de gases. Como lidar com este paradoxo?
As empresas terão que aumentar a eficiência de seus meios produtivos, grandes setores poluentes como industrias de aço, papel e petroquimicas, terão que se adaptar e ter ‘selos verdes” para poderem fazer negócios em outros países. Os consumidores serão mais exigentes procurando produtos orgânicos e bens com baixos índices de “environmental footprint”. As empresas ao mesmo tempo terão de fazer mais com menos, utilizando novos meios de produção e tecnologias.
Setor de Energia: todos os produtos e serviços que consumimos hoje, estão ficando cada vez mais “eletrificados”, a dependência de energia elétrica irá crescer e isso é inevitável.
Novas fontes de energia serão criadas para diminuir a dependência em combustíveis fósseis. Vemos fontes de energia como solar e eólica crescendo ano após ano; vemos grandes empresas e governos investindo em pesquisas e geração via hidrogênio e geotérmicas entre outras.
A forma como consumimos energia irá mudar de forma considerável com os avanços tecnológicos. Teremos a descentralização das fontes de energia, ao invés de grandes geradoras de energia, teremos micro usinas, que serão as nossas residências , fazendas de energia solar e eólica.
As empresas irão consumir cada vez mais energias renováveis, fazendo parte do plano de redução de combustíveis fósseis e buscando ser sustentáveis para seus consumidores.
Digitalização e Informação: hoje ao nosso redor, temos um mundo cada vez mais digitalizado, um exemplo são os “smartphones”, que nos dão acesso à informação instantaneamente e que mudou a forma como nós nos comunicamos e interagimos. As empresas mudaram a forma como se comunicam com seus consumidores, , usando social medias e aplicativos de busca entre outros, o que mudou completamente o mundo da publicidade e editorial.
Empresas que não adotarem novas formas de comunicação, terão uma grande desvantagem. Não se trata mais de gerenciar estoques de clientes ou fazer pedidos on-line. As empresas terão que resolver e entender os problemas de seus clientes.
Estamos expostos a um mundo em rápida mudança, a forma como fazíamos negócios no passado está mudando e vai mudar ainda mais, por isso nós, como desenvolvedores de negócios, precisamos nos adaptar e entender as novas tendências e agir rápido e planejar com antecedência.